Tela 'Venda / Recebimento'

Na opção 'Venda',  será exibida a janela abaixo:

O sistema então se posiciona no campo Cliente para a seleção do cliente desejado.

Cliente

A forma mais básica de procurar o cliente é digitar o nome ou código do cliente e teclar ENTER, porém existem formas mais avançadas de pesquisa que são:

  • Parte inicial do Nome: Experimente digitar somente o inicio do nome do cliente e teclar ENTER, desta forma todos os clientes com a mesma parte inicial do nome serão listados para que você possa escolher entre um deles. OBS: Caso exista somente um cliente que corresponda aos caracteres digitados o cliente é selecionado automaticamente.
  • RG: Para buscar por RG você deve digitar desta forma: RG123456789, ou seja, a palavra RG seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
  • CPF: Para buscar por CPF você deve digitar desta forma: CPF12345678922, ou seja, a palavra CPF seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
  • TEL: Para buscar por TEL você deve digitar desta forma: TEL1938065920, ou seja, a palavra TEL seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
  • CEL: Para buscar por CEL você deve digitar desta forma: CEL19997636942, ou seja, a palavra CEL seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
  • SOBRENOME: Digite o sobrenome a ser procurado sempre seguindo de uma virgula e opcionalmente o nome desta forma todos os clientes com o mesmo sobrenome serão listados para que você possa escolher entre um deles. Alguns exemplos: SILVA,  ou SILVA,ROBERTO ou GOMES,CARLOS.
  • NÚMERO DA NOTA: Para buscar por NÚMERO DA NOTA, você deve digitar desta forma: NF000001Z, ou seja, a palavra NF seguindo do numero da nota, seguindo com o tipo da nota, sem espaços, traços, pontos ou barras e com seis caracteres.

Para realizar Vendas à Vista você pode utilizar o código de cliente 0 (CONSUMIDOR). Este cliente já vem cadastrado no sistema justamente para esta finalidade e não é possível alterar ou exclui-lo.

Ao encontrar o cliente no cadastro, serão exibidos os dados do cliente, e os botões são habilitados, conforme abaixo:

ATENÇÃO: Alguns botões poderão ficar desabilitados dependendo das permissões de acesso do Operador ou dos dados do cliente no Cadastro de Clientes.

Após conferir se é o cliente correto, escolha a operação desejada:

    • Tecla 'F2' ou botão  para realizar uma 'Venda'. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F3' ou botão  para realizar um 'Recebimento' do cliente. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F4' ou botão  para realizar 'Consulta' das movimentações do cliente. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F5' ou botão  para escolher 'Outras Opções' para o cliente. Para mais informações clique aqui.
      • As opções disponíveis são:


    • Tecla 'F6' ou botão  para escolher a opção 'Informativo', que apresenta um resumo das operações que o cliente já realizou. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F7' ou botão  para escolher a opção 'Observações', que apresenta o conteúdo do campo 'observações' e 'informações de cobrança' constantes do cadastro do cliente. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F8' ou botão  para escolher a opção 'Marcar na Ficha' (se esta modalidade estiver liberada para o cliente). Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'F12' ou botão  para realizar um 'Orçamento' para o cliente. Para mais informações clique aqui.
    • Tecla 'ESC' ou botão  para retornar à seleção de Cliente.
    • Clique em  para fechar a tela de vendas e retornar à tela inicial do módulo 'Frente de Loja'