Tela 'Venda / Recebimento'
Tela 'Venda / Recebimento'
Na opção 'Venda', será exibida a janela abaixo:
O sistema então se posiciona no campo Cliente para a seleção do cliente desejado.
Cliente
A forma mais básica de procurar o cliente é digitar o nome ou código do cliente e teclar ENTER, porém existem formas mais avançadas de pesquisa que são:
- Parte inicial do Nome: Experimente digitar somente o inicio do nome do cliente e teclar ENTER, desta forma todos os clientes com a mesma parte inicial do nome serão listados para que você possa escolher entre um deles. OBS: Caso exista somente um cliente que corresponda aos caracteres digitados o cliente é selecionado automaticamente.
- RG: Para buscar por RG você deve digitar desta forma: RG123456789, ou seja, a palavra RG seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
- CPF: Para buscar por CPF você deve digitar desta forma: CPF12345678922, ou seja, a palavra CPF seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
- TEL: Para buscar por TEL você deve digitar desta forma: TEL1938065920, ou seja, a palavra TEL seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
- CEL: Para buscar por CEL você deve digitar desta forma: CEL19997636942, ou seja, a palavra CEL seguindo do numero sem espaços, traços, pontos ou barras.
- SOBRENOME: Digite o sobrenome a ser procurado sempre seguindo de uma virgula e opcionalmente o nome desta forma todos os clientes com o mesmo sobrenome serão listados para que você possa escolher entre um deles. Alguns exemplos: SILVA, ou SILVA,ROBERTO ou GOMES,CARLOS.
- NÚMERO DA NOTA: Para buscar por NÚMERO DA NOTA, você deve digitar desta forma: NF000001Z, ou seja, a palavra NF seguindo do numero da nota, seguindo com o tipo da nota, sem espaços, traços, pontos ou barras e com seis caracteres.
Para realizar Vendas à Vista você pode utilizar o código de cliente 0 (CONSUMIDOR). Este cliente já vem cadastrado no sistema justamente para esta finalidade e não é possível alterar ou exclui-lo.
Ao encontrar o cliente no cadastro, serão exibidos os dados do cliente, e os botões são habilitados, conforme abaixo:
ATENÇÃO: Alguns botões poderão ficar desabilitados dependendo das permissões de acesso do Operador ou dos dados do cliente no Cadastro de Clientes.
Após conferir se é o cliente correto, escolha a operação desejada:
- Tecla 'F2' ou botão
para realizar uma 'Venda'. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F3' ou botão
para realizar um 'Recebimento' do cliente. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F4' ou botão
para realizar 'Consulta' das movimentações do cliente. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F5' ou botão
para escolher 'Outras Opções' para o cliente. Para mais informações clique aqui.
- As opções disponíveis são:
- Tecla 'F6' ou botão
para escolher a opção 'Informativo', que apresenta um resumo das operações que o cliente já realizou. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F7' ou botão
para escolher a opção 'Observações', que apresenta o conteúdo do campo 'observações' e 'informações de cobrança' constantes do cadastro do cliente. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F8' ou botão
para escolher a opção 'Marcar na Ficha' (se esta modalidade estiver liberada para o cliente). Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'F12' ou botão
para realizar um 'Orçamento' para o cliente. Para mais informações clique aqui.
- Tecla 'ESC' ou botão
para retornar à seleção de Cliente.
- Clique em
para fechar a tela de vendas e retornar à tela inicial do módulo 'Frente de Loja'