F2 - Vendas

Após escolher o cliente, pressione a tecla 'F2' ou clique no botão . Será exibida a tela abaixo:

Observações:

    • Situação do cliente:
      • Caso o cliente esteja com a situação 'Bloqueado' no Cadastro de Clientes, será exibida a mensagem 'Venda Impossível' e será necessária 'Liberação de crédito', não sendo permitida a venda.
      • Caso o cliente esteja com a situação 'Necessita de liberação' no Cadastro de Clientes, será necessário informar a senha de liberação do usuário 'MASTER' para realizar a venda.

ATENÇÃO:

        • Essa senha pode ser alterada no módulo 'Retaguarda', menu 'Utilitários', opção 'Parâmetros do Sistema', aba 'Geral', opção 'Senha de liberação'.
        • Se a senha de liberação estiver incorreta o sistema não permite a venda para o cliente.
    • Limite de Crédito:
      • Caso o cliente tenha excedido o 'Limite de Crédito' (Cadastro de Clientes) uma mensagem sobre a situação do cliente será exibida.

ATENÇÃO: O sistema NÃO bloqueia a venda a clientes com limite de crédito excedido, simplesmente informa os valores. A decisão quanto à venda fica totalmente a critério do 'Operador'.

    • Pesquisa de produtos:
      • Se o sistema estiver configurado para digitação livre do código do produto, ou seja, você é quem define qual será o código do produto, neste caso o botão  será ser apresentado porque as teclas de pesquisa rápida do sistema podem coincidir com o código do produto. Desta forma você pode optar entre digitar o código do produto ou realizar a pesquisa rápida.
      • O sistema de pesquisa rápida esta presente em todas as telas onde o produto tem que ser informado criando um leque maior de opções de pesquisa sem a necessidade de abrir outras telas para pesquisa.
      • Quando o sistema estiver configurado para utilização de 'Código de barras' e você pressionar a tecla 'B' nada será apresentado porque o sistema já está aguardando você digitar ou ler o código de barras, o mesmo acontece com 'Nosso Código'.
    • Condicional:
      • Caso o cliente possua produtos em condicional, na tela de seleção do cliente aparecerá a mensagem 'CLIENTE COM CONDICIONAL' e na tela de venda você deverá clicar no botão  no canto superior direito da tela para realizar a venda.
    • Outros:
      • Você pode escolher entre informar ou não informar a quantidade de produtos clicando ou pressionando a tecla 'F4' no botão  .
      • Durante a operação de venda, o botão  pode ser utilizado para consultar débitos do cliente.

Selecionando o Vendedor

Na sequência, selecione o Vendedor. Caso não exista, pressione 'Enter' e o sistema se posicionará na tela de produtos.

Selecionando os Produtos

Usando o leitor de código de barras

No caso de utilização do leitor de código de barras, basta efetuar a leitura da etiqueta do produto e este será automaticamente lançado na tela da venda.

Usando o código do produto

Caso você saiba o código do produto basta digitá-lo e pressionar 'Enter'.

Usando a descrição do produto

Caso não saiba o código, para consultar o produto utilize as opções abaixo:

Digite D Descrição (Consulta pela descrição do produto)

Ex: 'TE'

Caso seja localizado um produto com essas iniciais, e ele possua um único tamanho, o sistema retornará à tela de vendas exibindo o código do produto e o seu tamanho.

Caso o produto possua mais de um tamanho,  ou ainda se existirem mais de produtos que se iniciem pelo trecho que está sendo consultado,  serão exibidos todos os produtos e os respectivos tamanhos para seleção.

Digite T – Trecho da Descrição

Ex: 'AZUL'

Serão exibidos todos os produtos em que a parte digitada para consulta seja encontrada.

Outras opções para selecionar o produto

Digite B – Código de Barras

Ex: '0000101'

Serão exibidos todos os produtos que possuam esse código de barras.

Digite N – Nosso Código

Ex: '123'

O resultado será igual à procura por Descrição.


Caso o produto não exista, será exibida a mensagem abaixo:

Após a seleção de cada produto, serão exibidas as informações de Tamanho (caso existam), a Descrição, a Quantidade, o Preço do produto, o Valor Total.

ATENÇÃO: O Operador somente poderá alterar o preço do produto no momento da venda caso a opção 'Pode alterar o preço na venda / Orçamento' esteja marcada. (Módulo 'Retaguarda',  menu 'Utilitários', opção 'Parâmetros do Sistema', aba 'Geral').

Se a opção 'Com Quantidade' estiver selecionada o sistema se posicionará na coluna 'Qtde' para que você digite a quantidade.

Caso você tenha permissão para alterar o preço, o sistema se posicionará na coluna 'Preço' e ao digitar o novo preço ou pressionar 'Enter' , o sistema vai para a próxima linha para a seleção do próximo produto.

Produtos em condicional

Ao clicar no botão  será exibida a tela abaixo:

Na imagem acima estão em destaque os 3 botões que você poderá utilizar:

Botão

No botão Manual você irá lançar manualmente, para cada produto do condicional, a quantidade que o cliente irá comprar e/ou devolver. O Sistema automaticamente calcula se alguma quantidade ainda ficará com o cliente e atualiza o condicional.

Botão

Será exibida a tela abaixo:

Nesta opção você irá informar quais produtos do condicional o cliente está devolvendo. O sistema irá considerar os produtos restantes como produtos que o cliente está comprando e atualizará automaticamente o condicional.

Botão

Será exibida a tela abaixo:

Nesta opção você irá informar quais produtos do condicional o cliente está comprando. O sistema irá considerar os produtos restantes como produtos que o cliente está devolvendo e atualizará automaticamente o condicional.

Alterando produtos selecionados para venda

Caso haja necessidade de alterar algum produto utilize as setas de movimentação do teclado ou o mouse para selecionar o produto a ser alterado e modifique os dados.

ATENÇÃO: Caso você deseje alterar a quantidade de algum dos produtos, o botão 'Com quantidade' deverá estar acionado.

Eliminando produtos selecionados para venda

Caso deseje eliminar algum produto nesta venda, utilize as setas de movimentação do teclado ou o mouse para selecionar o produto e pressione a tecla 'Delete' ou 'Del'. (ATENÇÃO: O sistema não pede confirmação para eliminar o produto da venda).

Após concluir a seleção de todos os produtos para a venda, o sistema exibirá a tela abaixo:

Clique no botão 'Próximo', ou pressione a tecla 'F12' para prosseguir.

Caso você não tenha concluído o lançamento do último produto para a venda o sistema exibirá a mensagem abaixo:


Basta pressionar 'Enter' até que o sistema se posicione na próxima linha da área de seleção de produtos para venda.

Na sequência o sistema exibirá a tela abaixo, que possibilita aplicar descontos, acréscimos e realizar a troca de produtos:

Desconto ou Acréscimo na Venda

Ao clicar sobre o botão  ou pressionar a tecla de função 'F2', será exibida a tela abaixo:

Observações sobre Desconto e Acréscimo:

    • A opção , se marcada, elimina, nesta venda, o desconto configurado para a Condição de Pagamento quando esta foi cadastrada (módulo 'Retaguarda', menu 'Arquivos', item 'Condições de Pagamentos').
    • A opção , se marcada, não permite que seja aplicado desconto em produtos com preço fixo (como por exemplo, para produtos em promoção, etc.)
    • No campo 'Desconto Adicional', você pode digitar um percentual para oferecer o desconto ou ainda digitar um valor em reais (R$) no campo apropriado, alterando assim o Total Geral da venda.
    • Em 'Acréscimo Adicional', você pode digitar um percentual para o acréscimo ou ainda digitar um valor em reais (R$) no campo apropriado, alterando assim o Total Geral da venda.
    • ATENÇÃO: Não é permitido aplicar Desconto e Acréscimo simultaneamente em uma mesma operação de venda.

Troca de produtos

Esta opção é utilizada quando o cliente está devolvendo produtos na mesma operação em que está comprando produtos (Venda).

A opção 'Produtos (Troca)', pode ser acessada clicando no botão  ou pressionando a tecla 'F3'. Será exibida a tela abaixo:

Nesta tela, selecione o produto que está sendo devolvido(trocado) da mesma forma que na operação de venda.

Quando terminar a seleção dos produtos que serão devolvidos(trocados), clique no botão  ou pressione a tecla 'F6' para informar as condições da venda em andamento.

Condições de Pagamento

Nesta etapa, será exibida a tela abaixo, para definir as condições desta venda:

Arredondamento do Total Geral da Venda

No canto superior direito da tela de Condições de Pagamento (acima) existem dois pequenos botões  e . Estes botões servem para o arredondamento do valor das transações, visando facilitar o troco para o Cliente.

      • O botão  arredonda a casa das unidades dos centavos. Por exemplo: Total Geral igual a R$ 99,51, ao clicar no botão '0,01', o valor será arredondado para R$ 99,50.
      • O botão  arredonda a casa das dezenas dos centavos. Por exemplo: Total Geral igual a R$ 99,51, ao clicar no botão '0,10', o valor será arredondado para R$ 99,00. 

Após conferir as informações, para concluir a venda clique no botão  ou pressione a tecla de função 'F12'.

O Sistema SeekCom vem previamente configurado com as seguintes Condições de Pagamento:

      • <Definir Condição>
      • À Vista
      • C/ Cartão
      • Entrada/30 Dias
      • 30 Dias
      • 30/60 Dias
      • Entrada/30/60 Dias.

ATENÇÃO: Outras condições de pagamento podem ser cadastradas (módulo 'Retaguarda', menu 'Arquivos', item 'Condições de Pagamentos')

No carregamento da tela, por padrão, está destacada a condição de pagamento 'À Vista'.

Caso você selecione a opção '<Definir Condição>', o sistema permitirá a criação de uma condição de pagamento diferente , porém, ela não será permanente, ou seja, as condições de pagamentos criadas durante a operação de 'Venda' somente são utilizadas durante a venda em curso.  

ATENÇÃO: Para cadastrar e manter uma condição de pagamento para futura utilização utilize o módulo 'Retaguarda', menu 'Arquivos', item 'Condições de Pagamentos').

Para selecionar a Condição de Pagamento desejada, utilize as setas de movimentação do teclado ou clique sobre a opção desejada, em seguida pressione a tecla 'Enter' para selecionar.

Após a seleção da Condição de Pagamento desejada o sistema exibe a(s) parcela(s) correspondentes.

Recebimento em cheques

O operador pode informar a movimentação de cheques nesta tela, marcando a caixinha na coluna 'C/Cheque', e informando os dados do cheque nos campos apropriados, conforme abaixo:

Caso a Venda ocorra em mais de uma parcela, você deverá informar os cheques nas linhas de cada parcela.

ATENÇÃO: Se a coluna 'C/Cheque' estiver marcada e não sejam incluídas as informações sobre o(s) cheque(s), o sistema exibirá uma mensagem solicitando a inclusão das informações.

Conclusão da Venda

Para concluir a venda, você deverá clicar no botão  ou pressionar a tecla de função 'F12'.

Se houve 'Troca' de produtos nessa operação, com diferença entre o valor dos produtos da Venda e da Troca, o sistema atuará da seguinte maneira:

      • Caso o valor dos produtos que estão sendo trocados seja menor que o valor da compra atual, o sistema indicará o valor da diferença a ser paga pelo cliente.
      • Caso o valor dos produtos trocados seja maior, o sistema exibirá a tela abaixo:

O operador deverá marcar a opção desejada em 'O que fazer com o Haver?' e clicar em .


Quando a empresa utiliza o SPED, o sistema exibirá a tela abaixo para identificar o 'haver' para o cliente e emitir a nota de devolução, o operador deverá incluir as informações.

Em seguida clicar em

Quando houver valor a receber do cliente, o sistema apresentará a janela 'Conclusão da Venda', conforme abaixo:

ATENÇÃO: Esta janela poderá ser diferente dependendo do tipo de venda realizado.

       

Caso a venda seja 'À Vista' ou 'com Entrada' a tela apresentada solicitará o preenchimento do valor em dinheiro, cheque e cartão e o número da nota.

ATENÇÃO:  O número da nota, apesar de automático, poderá ser alterado se necessário.

Caso a venda seja 'À Prazo sem entrada' somente o número da nota será solicitado.

O sistema permite a integração com sistemas de de consulta de cheques (* necessária a contratação do serviço pelo cliente junto aos fornecedores desse tipo de consulta e a configuração do sistema para acessar automaticamente o serviço).

No caso do recebimento em cheques, se for o caso, pode-se usar a opção  para incluir as informações. Será apresentada a tela abaixo:

 Ao concluir a digitação dos dados do(s) cheque(s), para continuar, clicar em 'OK'.

Após conferir as informações, clique no botão  para gravar as informações desta operação de venda, o sistema exibirá uma mensagem sobre a impressão do 'extrato de venda'.