Recontagem do Estoque - Perguntas Frequentes

Segue abaixo as perguntas e dúvidas mais frequentes, reeferentes a Recontagem do Estoque:


  • Preciso zerar o estoque antes de iniciar a recontagem?

Resposta: Não é necessário e nem recomendado. Se você fizer o zeramento, antes de iniciar uma recontagem, no final do processo não saberá quais foram o os produtos que apresentaram divergência no estoque.

  • Posso fazer a recontagem do estoque com a loja em funcionamento?

Resposta: Sim é possível mas não é recomendado. Caso você resolva fazer isso tome algumas precauções.

    • As mercadorias sendo contadas não poderão ser vendidas até que seja lançada no computador por isso faça a contagem  em pequenos lotes de mercadorias e lance imediatamente no sistema. Após ser lançado o produto já poderá ser vendido;
    • Se você dispõe de um estoque além da área de venda procure as mesmas mercadorias da área de vendas e no estoque e conte todas antes de lançar no computador.
  • Como devo proceder se eu não conseguir contar o estoque todo no mesmo dia?

Resposta:  Simplesmente feche a tela de recontagem e continue no dia seguinte.

  • O que acontece se eu encerrar a contagem e começar novamente no dia seguinte?

Resposta: Lembrando que o sistema zera o estoque apenas dos produtos não contados. Então, no dia seguinte, quando você começar uma nova contagem, os produtos que você contou no dia anterior serão considerados “não contados” e consequentemente serão zerados no próximo encerramento, portanto você perderá o serviço feito anteriormente.

  • Eu me perdi durante o processo de recontagem o que devo fazer?

Resposta: Caso sejam poucas peças, você poderá continuar a contagem e conferir posteriormente essas peças que você ficou em dúvida. Caso contrário abandone a recontagem e comece novamente.

  • Eu estou no meio de uma recontagem e recebi produtos novos o que devo fazer?

Resposta: Faça o cadastramento do produto normalmente. Produtos novos, não são considerados “não contados” e portanto não serão zerados no encerramento da recontagem de estoque.

  • Eu estou no meio de uma recontagem e recebi produtos que já tenho no estoque o que devo fazer?

Resposta: Neste caso você tem três alternativas:

    • Primeira: Recontar os produtos que você tem na loja antes de lançar a nova entrada dos produtos;
    • Segunda: Gerar as etiquetas e etiquetar esses produtos, sem dar entrada no estoque e incluí-los na contagem;
    • Terceira: Caso você tenha certeza que ainda não contou o estoque destes produtos, você poderá fazer a entrada da mercadoria normalmente e continuar a contagem.
  • Posso realizar a contagem do estoque em mais de um computador ao mesmo tempo?

Resposta: Não é aconselhavél, porque a tela de recontagem é compartilhada e poderia gerar duplicidade de lançamentos no estoque.

  • Existe alguma forma de contar o estoque mais rapidamente?

Resposta: Sim, utilizando um ou mais coletores de dados ou instalando o aplicativo de recontagem da Seek em vários celulares.
ATENÇÃO: Na hora de receber os arquivos do coletor ou aplicativo, faça isso somente em um computador, para não gerar duplicidade de lançamentos.

  • Tenho um celular com sistema operacional IOS (IPhone da Apple), eu consigo instalar o aplicativo?

Resposta: Não temos ainda uma versão do aplicativo, para este sistema operacional.

  • Existe alguma forma de desfazer os lançamentos de recontagem?

Resposta: Sim. Quando se inicia uma contagem, o sistema gera um número de lote e grava este lote em todos os lançamentos de recontagem. Utilizando a opção “Desfazer movimentação por lote” (que fica no menu estoque do modulo retaguarda), é possível  desfazer todos os lançamentos deste lote.
IMPORTANTE: Somente faça isso se você souber o número do lote que precisa ser desfeito.