Perguntas Frequentes

Estou digitando minha senha e o sistema não aceita. O que devo fazer?

Verifique se está digitando o usuário e a senha corretamente e em letras maiúsculas. Em caso de senhas numéricas verifique se o 'Num Lock' do teclado está aceso ou utilize as teclas numéricas do teclado de letras.


'LOJA NÃO FOI ABERTA – você deverá abri-la no Retaguarda'

Para trabalhar no módulo 'Frente de Loja' é necessário um procedimento ('Abre Loja') para definir a data em que os lançamentos de venda e recebimentos irão trabalhar. Este procedimento é feito no módulo 'Retaguarda'.


'CAIXA ESTÁ SENDO ABERTO - Verifique' ou 'Este Caixa está sendo aberto por outro Operador!'

Como explicado em 'ENTENDENDO O CAIXA', mais de um computador da rede pode utilizar o mesmo número de caixa, porém, o procedimento de abertura e fechamento do caixa deverá ser realizado somente em um computador.

Dica: Os demais computadores que compartilham o mesmo número de caixa não poderão estar com o programa aberto durante o processo.


No fechamento de loja o sistema me informa que algumas máquinas estão utilizando o sistema ou com o caixa aberto. O que fazer?

Primeiro, deverá ser fechada a tela de 'Fechamento de Loja'. Em seguida, ir a cada uma das máquinas que foram relacionadas pelo sistema, acessar o módulo 'Frente de Loja' e fechar o caixa (caso o mesmo esteja aberto). Se o caixa da máquina já estiver fechado, a tela de abertura do caixa será exibida. Sendo assim, poderá clicar no botão 'Cancelar'.

Após este procedimento retorne à máquina em que o fechamento de loja estava sendo realizado e tente novamente.


Já tentei o procedimento de fechamento de loja acima, mas mesmo assim, o sistema continua me informando que algumas máquinas estão dentro do sistema ou com o caixa aberto. O que fazer?

Tente desligar todas as máquinas da rede. Ligue somente o servidor e tente novamente. Se mesmo após este procedimento o sistema não aceitar o fechamento, significa que o nome de alguma máquina da rede pode ter sido alterado, ou alguma máquina precisou ser removida da rede. Neste caso, você deverá finalizar o sistema e clicar em 'Iniciar', 'Programas', 'Sistema SeekCom', 'Repara Índices' e escolher a opção 'Repara Índices', em seguida 'Permite fechar o caixa em caso de erro' e clicar no botão 'corrige'.


Não consigo fazer a abertura de loja. O computador exibe uma mensagem de erro.

A abertura de loja deverá ser realizada somente em um dos computadores da rede. Os demais computadores não poderão estar utilizando nenhum dos módulos do sistema como 'Frente de Loja', 'Retaguarda', 'Lança Vendas', 'Repara Índices'.


'Você deve fazer a REDUÇÃO Z antes de continuar! '

Você configurou seu computador para trabalhar com cupom fiscal e o sistema detectou que será necessário realizar a Redução Z referente ao dia anterior para poder continuar.


'Você deve fechar todas as janelas antes de fechar o caixa' ou 'Você deve fechar todas as janelas antes de sair'

O sistema detectou alguma janela (tela de cadastro, venda, movimentação ou relatório) aberta e não irá permitir o fechamento do caixa. Feche as janelas clicando no botão 'Sair' ou no 'X' no canto superior direito da janela.


Quando termino a venda, recebimento ou condicional o sistema não imprime o extrato.

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Utilitários', 'Parâmetros do sistema' e modifique na aba 'Impressão' a quantidade de extratos que deseja imprimir.


A impressão do extrato parece estar excedendo o tamanho do papel.

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Utilitários', 'Parâmetros do sistema' e modifique na aba 'Impressão' a opção 'Largura do extrato' (colunas) para 40.


Estou utilizando uma impressora matricial e a impressão dos relatórios está muito lenta.

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Utilitários', 'Parâmetros do sistema' e modifique na aba 'Impressão' a opção 'Relatórios em impressora matricial' para 'SIM'.


Onde eu modifico os juros de mora para prestações em atraso?

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Utilitários', 'Parâmetros do sistema' e modifique na aba 'Geral' as opções '% Juros ao mês' e '% Juros ao dia'.


Eu gostaria de dar um desconto percentual para vendas à vista, como proceder?

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Arquivos', 'Condições de Pagamento' procure a condição '00 – À Vista', clique em 'Alterar' e coloque o percentual de desconto desejado; depois clique em 'Gravar'.


Eu trabalho com o preço à vista e gostaria de cobrar um percentual de acréscimo de acordo com a condição de pagamento escolhida pelo cliente como proceder?

Entre no módulo 'Retaguarda', 'Arquivos', 'Condições de pagamento' procure a condição a qual você deseja colocar acréscimo, clique em 'Alterar' e coloque o percentual de acréscimo desejado depois clique em 'Gravar'.


O Sistema está se comportando de maneira estranha ou os relatórios não estão mostrando os valores corretamente ou está apresentando muitas telas de erro.

Este problema está relacionado a problemas físicos em arquivos e comprometem a estabilidade do sistema. Por sua vez, estes problemas podem estar relacionados a quedas de energia, vírus, problemas físicos no HD do computador, etc. Um dos procedimentos abaixo deverá ser executado:


ATENÇÃO: Jamais faça backup após notar problemas no seu computador, você poderá estar copiando arquivos danificados sobre os seus dados em bom estado. Se você quiser fazer, faça utilizando outros discos que não sejam os de backup.