Cadastro Positivo - Envio do arquivo de configuração

No módulo 'Retaguarda', acesse o menu 'Utilitários / Cadastro Positivo'.

Cadastro dos Parâmetros

Na tela Cadastro positivo, clique no botão Parâmetros.

NOTA: Algumas opções serão liberadas após a configuração ser validada.


Preencha os dados, Gestor de banco de dados, Fonte de dados, Contato Técnico, Contato do consumidor, Autorizado liminar e Conexão SFTP.

Gestor de banco de dados: Preencha com o CNPJ do Gestor de banco de dados. A pasta de remessa e retorno dos arquivos será definida de forma automática pelo sistema.

Fonte de dados: Preencha com os dados da empresa (sua empresa). A fonte de dados (sua empresa) também é denominada como IF (Instituição Fonte).

Contato Técnico: Preencha com os dados da pessoa da fonte (sua empresa) que será responsável pelo contato técnico junto a Boa Vista Serviço.

Contato do consumidor: Preencha com os dados de contato para atendimento ao consumidor.

Autorizado liminar: Preencha com os dados do responsável pela Declaração de Fonte, o mesmo utilizado para fazer o cadastro junto a Boa Vista Serviço.

Conexão SFTP: Preencha com os dados de acesso SFTP. Necessário para envio e recebimento dos arquivos.

Para finalizar, deixe marcada a opção Gerar arquivo de envio da configuração e clique no botão Gravar.

Um arquivo com as configurações definidas será gerado, o qual deve ser transferido para o Gestor de Banco de Dados.

Enviar Arquivo

Volte para a tela inicial e clique no botão Enviar / Receber arquivo.

A mensagem de “CONCLUÍDO! 1 Arquivo(s) enviado(s)” deverá ser exibida, conforme demonstrado abaixo.

Aguarde o processamento do arquivo de configuração pelo Gestor de Banco de dados que pode levar entre 40 minutos e 24 horas.

Receber Arquivo

A única maneira de saber se a configuração foi aceita pelo Gestor é aguardando ao menos 40 minutos e tentando periodicamente até receber o arquivo de retorno. Para fazer isso acesse a tela do cadastro positivo e clique no botão Enviar / Receber arquivo.

Caso receba um arquivo, o processamento foi realizado e será necessário verificar se não gerou nenhuma pendência para isso clique no botão Pendências.

Você terá que selecionar o arquivo (1), e em seguida clicar em Processar pendências (2).

Se for apresentada a mensagem “Processamento concluído com sucesso” (3), a configuração enviada foi aceita.

Caso apresente outra mensagem, corrija o dado não validado e repita o processo de envio do arquivo configuração. Se forem muitas pendências você poderá imprimi-las para que seja mais fácil de resolvê-las. Entre novamente na tela de parâmetros, faça as correções necessárias e repita o processo de envio de arquivos novamente, até que não reste nenhuma pendência.

Para que a pendência não mais apareça na tela clique no botão Marcar como resolvido (4).

Depois de resolvido todas as pendências o sistema liberará a opção de gerar os arquivos do cadastro positivo.